segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quebrei um termômetro! E agora?

Estava eu em casa numa noite dessas, com minha filhinha de 4 aninhos. E como tem coisas que só acontecem quando a gente está só, nessa noite meu marido estava viajando.
Percebi que minha filha estava com um pouco de febre, geralmente ela fica assim quando o pai viaja. Fui medir sua temperatura na cozinha e o inesperado aconteceu! O termômetro caiu no chão e quebrou. Na hora a gente pensa tudo. Verifiquei rapidamente se ela havia se ferido e tratei logo de afastá-la dali.
Já havia ouvido falar que mercúrio é um metal pesado e que pessoas e meio ambiente podem ser contaminados, mas a gente nunca para pra pesquisar como acontece a contaminação, pois acha que isso, é coisa só de quem trabalha no garimpo, por exemplo.
Até aí tudo bem. Quando a gente quebra alguma coisa que se espalha pelo chão da cozinha vai pensando logo em juntar os cacos de vidro e pegar um pano pra secar. Foi aí que a coisa complicou.
O chão ficou cheio de pequenas bolinhas. Pequei um pano seco e logo descobri que não absorvia. Puxa vida! Pensei. E agora? Um algodão talvez absorva. Que algodão que nada! As bolinhas hora se juntavam, horas se espalhavam cada vez mais.  E eu ali tentando cercá-las como um cão pastor de ovelhas. Foi assim que me senti! Com aquelas bolinhas rolando pra lá e pra cá. 
Então, a preocupação inicial com a contaminação começou a aumentar. Vocês podem até pensar que é drama, mas quando a gente tem um filho o extinto de proteção materno fica totalmente aflorado nessas horas. É a lei da natureza, a cria pode estar em perigo. 
Parei tudo. Liguei o computador e lá fui eu pesquisar na internet como limpar o chão e se havia risco de contaminação. De minhas descobertas a mais importante foi que a Anvisa fornece atendimento através do Disque Intoxicação no 0800-722-6001 ou Disque Saúde 0800 61 1997 do Ministério da Saúde.
Para limpar o chão descobri que se você apagar as luzes, (tive sorte porque era noite) e ligar uma lanterna próximo às bolinhas do mercúrio, a luz será refletida por elas e você poderá vê-las. Fiz isso e descobri que tinha muito mais bolinha do que eu estava vendo com a luz acesa. Então com uma fita adesiva, daquelas largas, você vai capturando o mercúrio como se estivesse “depilando” o chão. Mas tudo muito devagar e com  cuidado pra não entrar em contato com a pele. Tem que ter paciência. 
Outra coisa é o descarte. Não pode jogar no lixo comum, pois contamina o meio ambiente sim. Você pode encaminhar para algum laboratório de alguma universidade ou hospital próximos a sua casa, que eles sabem como dar o destino correto.
No outro dia conversei com um professor de química e ele me deu outra dica. Utilizar um pedaço de fio de cobre,  segundo ele o material do fio irá reagir com o mercúrio transformando-o numa “liga” e o mercúrio todo se junta ao fio. Não fiz o teste, então não sei se isso realmente funciona.
Quanto à contaminação, tendo em vista que no termômetro é utilizada uma pequena quantidade, não há risco de contaminação do ar, você só precisa tomar cuidado para que o mercúrio não entre em contato com a pele, se sim procure logo orientação médica.
Aprendi tanta coisa com esse episódio que resolvi contar aqui no blog pra vocês. Espero que seja útil em algum momento. Nós mulheres precisamos tanto falar, nos expressar enfim aquelas 20 mil palavras diárias (que exagero!) que precisamos falar. Numa hora dessas a gente quer tanto se comunicar com alguém.
Abaixo estão as fontes da minha pesquisa, onde você poderá encontrar maiores informações.

5 comentários:

  1. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos
    ...
    TERMOMETRO INFANTIL

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Term%F4metro&IDCategoria=110
    ... ... ...
    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu sei que sua postagem é um pouco antiga, mas eu também quebrei um termometro a pouco tempo, ainda estou até agora assustado, limpei tudo e descontaminei o local com cloro. A contaminação do mercurio pelo ar no caso dos termometros que tem pouca quantidade, realmente é difícil de ocorrer? Pois o meu maior medo foi de acabar tendo sido contaminado pelo ar...

    ResponderExcluir
  3. Ah, adorei seu blog também tem muitas coisas interessantes :P

    ResponderExcluir
  4. Apesar desta postagem ser um pouco antiga notei que tenho recebido muitas visitas aqui. Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho.
    Fiquem a vontade para contar aqui suas experiências com o termometro quebrado. Imagino que deva haver muita história interessante.

    ResponderExcluir
  5. Se colocar na veia a quantidade de mercurio de um termometro mata !

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar aqui seu comentário. Não esqueça de colocar o endereço do seu blog, pois assim que possível farei uma visitinha.

Em agradecimento, ofereço-lhe um selinho a sua escolha na aba selinhos oferecidos http://oliceia.blogspot.com.br/p/selinhos.html

Espero que goste e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...